Astros&Artistas

Planetas e estrelas são astros que regem as dinâmicas internas e externas tanto individuais quanto coletivas. Eles afetam e moldam todos os seres que vivem neste planeta por meio de suas influências magnéticas. Essas influências, porém nem sempre são claramente perceptíveis para aqueles com sensibilidade menos aguçada. Por isso os sábios da antiguidade criaram formas de nos aproximar dessa linguagem vibracional do cosmo.

 

Nos textos sagrados da Índia, também conhecidos com os Vedas, os Rishis traduziram para uma linguagem arquetípica o significado profundo dos luminares. Assim, cada um deles tem sua história com diversas ramificações e simbolismos. Receberam também o status de deuses e são adorados e reverenciados desde os primórdios da civilização Hindu.

 



Não é mera coincidência o fato de que grandes artistas também são considerados astros. Seu magnetismo é tão evidente e irresistível que inspira as mais variadas emoções em seus fãs, muitos dos quais inclusive os adoram como deuses.

 

Até pessoas bastante pragmáticas podem verificar, e em alguns casos sentir, os efeitos que a presença carismática de um astro famoso causa por onde quer que passe. Sua irradiação ecoa de maneiras diferentes, porém marcantes, em seus admiradores, da mesma forma como os planetas e as constelações agem sobre nós.



Se compreendermos que os grandes corpos celestes são uma representação no macrocosmo dos aspectos que compõe os seres humanos no microcosmo, fica mais fácil perceber o porquê estudá-los trás insights sobre as facetas que juntas formam nossa personalidade e nosso modo de ser.



 

A proposta dessa série de doze encontros é explorar os significados energéticos e arquetípicos dos nove planetas usados pela astrologia védica a fim de compreender como eles atuam em nossa psique. Como o processo de entrar em sintonia com esferas não palpáveis é algo que vai além da mente, nessa vivência é necessário aguçar nossos outros sentidos também.

Mergulhar no rico universo dos mitos e sensações possibilita trazer para consciência as raízes de certos comportamentos e insights preciosos que nos auxiliam a seguir adiante em direção ao autoconhecimento.


Esse trabalho também serve como uma oficina para artistas que queiram entrar fundo nas matrizes que moldam tipos psicológicos característicos. Esse ciclo de estudos e vivencias visa dar mais ferramentas aos atores em busca de enriquecer seu repertório e dinamizar seu processo de criação de personagens.